Nano e Micro fatgrafts

A enxertia de nanofat e microfat no rosto tem ganhado atenção significativa na medicina estética e regenerativa devido aos seus potenciais benefícios e aplicações. O nanofat é uma técnica inovadora que envolve a extração de gordura autóloga, que é então processada em partículas muito pequenas, ricas em células-tronco e fatores de crescimento. Essas características tornam o nanofat particularmente útil para rejuvenescimento facial, melhorando a textura da pele, pigmentação e tratando cicatrizes e linhas finas.[1-3]
O microfat, por outro lado, é utilizado principalmente para restaurar volume em áreas de atrofia facial, proporcionando um efeito de preenchimento que contribui para uma aparência mais jovem e saudável. A técnica de microfat é eficaz na correção de deficiências de volume facial, enquanto o nanofat é mais focado na melhoria da qualidade da pele.[4-5]
Estudos indicam que o nanofat contém uma alta concentração de células da fração vascular estromal e células-tronco derivadas do tecido adiposo, que são capazes de regenerar estruturas de suporte dérmico, como colágeno, promovendo uma pele mais saudável e jovem.[2][6] Além disso, a consistência fluida do nanofat permite sua aplicação em regeneração tecidual, como em cicatrizes e feridas crônicas.[2]
A combinação de nanofat com outros tratamentos, como fibrina rica em plaquetas (PRF), tem mostrado melhorar a remodelação do contorno facial e o rejuvenescimento da pele após transplante de gordura estrutural autóloga, aumentando a satisfação dos pacientes.[7] No entanto, é importante notar que, embora os resultados iniciais sejam promissores, mais estudos são necessários para avaliar a eficácia e segurança a longo prazo dessas técnicas.[1][3]
1.
Nanofat in Plastic Reconstructive, Regenerative, and Aesthetic Surgery: A Review of Advancements in Face-Focused Applications.

La Padula S, Ponzo M, Lombardi M, et al.

Journal of Clinical Medicine. 2023;12(13):4351. doi:10.3390/jcm12134351.

 
 
 
2.
Research Progress on Preparation, Mechanism, and Clinical Application of Nanofat.

Ding P, Lu E, Li G, et al.

Journal of Burn Care & Research : Official Publication of the American Burn Association. 2022;43(5):1140-1144. doi:10.1093/jbcr/irab250.

 
 
 
3.
Effects of Nanofat in Plastic and Reconstructive Surgery: A Systematic Review.

Tran VVT, Jin X, Hong KY, Chang H.

Plastic and Reconstructive Surgery. 2024;154(3):451e-464e. doi:10.1097/PRS.0000000000010905.

 New Research
 
 
4.
Technical Precision With Autologous Fat Grafting for Facial Rejuvenation: A Review of the Evolving Science.

Strong AL, Rohrich RJ, Tonnard PL, Vargo JD, Cederna PS.

Plastic and Reconstructive Surgery. 2024;153(2):360-377. doi:10.1097/PRS.0000000000010643.

 New Research
 
 
5.
Fat Grafting for Facial Rejuvenation Through Injectable Tissue Replacement and Regeneration: A Differential, Standardized, Anatomic Approach.

Cohen SR, Womack H, Ghanem A.

Clinics in Plastic Surgery. 2020;47(1):31-41. doi:10.1016/j.cps.2019.08.005.

 
 
 
6.
Nanofat Grafting: Basic Research and Clinical Applications.

Tonnard P, Verpaele A, Peeters G, et al.

Plastic and Reconstructive Surgery. 2013;132(4):1017-1026. doi:10.1097/PRS.0b013e31829fe1b0.

 
 
 

Dúvidas frequentes

  • O QUE É PLASMA RICO EM PLAQUETAS?

    O passar do tempo atinge a pele, o tecido celular subcutâneo (gordura), músculos e ossos, produzindo em cada um deles alterações que caracterizam ao envelhecimento. Agora podemos reverter muitas dessas alterações utilizando os fatores de crescimento celular do próprio paciente.

    No nosso sangue, além das células vermelhas e brancas, possuímos as plaquetas e dentro delas os fatores de crescimento. Existem diversos tipos denominados por siglas como, por exemplo: PDGF e VEGF que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos, FGF que estimula a produção de colágeno, EGF que estimula a reprodução e crescimento celular, etc.

    Todas estas proteínas estimulam de maneira potente a regeneração e reprodução celular pelo qual são muito úteis em tratamentos de rejuvenescimento facial, oferecendo assim uma cútis renovada, hidratada, com boa elasticidade. É útil também como coadjuvante nas lipoenxertias faciais ou de glúteos, ou como cicatrizante após cirurgias de abdômen ou mama.

  • PROCEDIMENTO

    Para o procedimento são necessários 20 a 30 minutos. É realizada ambulatorialmente. É necessário obter uma quantidade mínima de sangue do paciente e, mediante um processo delicado de centrifugação e seleção dos elementos sanguíneos, se obtém um concentrado de fatores de crescimento que, no contato com a pele, agem sobre as células danificadas estimulando sua regeneração e crescimento.

    Pode ser aplicado no rosto, no pescoço, no decote ou no dorso das mãos como intradermoterapia, como gel facial, como máscara facial, misturado com a gordura para lipo-enxertia ou no intra-operatório nas cirurgias da face, mama e abdômen.

    Uma novidade terapêutica que oferece muitos benefícios estéticos com a segurança de utilizar um ativo do próprio paciente.